Originário da região da Índia
. Foi criado por Sidarta Gautama (563? - 483 a.C.?), também conhecido como Buda,
por volta do século VI a.C. Ele é considerado pelos seguidores da religião como sendo um guia espiritual e não um deus.
O início do budismo está ligado ao
hinduísmo, religião na qual Buda é considerado a encarnação ou avatar de Vishnu. Esta religião teve seu crescimento interrompido na Índia a partir do século VII, com o avanço do islamismo e com a formação do grande império árabe. Mesmo assim, os ensinamentos cresceram e se espalharam pela Ásia. Em cada cultura foi adaptado, ganhando características próprias em cada região.
Os ensinamentos, a filosofia e os princípios
Os ensinamentos do budismo têm como estrutura a ideia de que o ser humano está condenado a reencarnar infinitamente após a morte e passar sempre pelos sofrimentos do mundo material. O que a pessoa fez durante a vida será considerado na próxima vida e assim sucessivamente. Esta ideia é conhecida como carma. Ao enfrentar os sofrimentos da vida, o espírito pode atingir o estado de nirvana (pureza espiritual) e chegar ao fim das reencarnações. Para os seguidores, ocorre também a reencarnação em animais. Desta forma, muitos seguidores adotam uma dieta vegetariana.
A filosofia é baseada em verdades: a existência está relacionada a dor, a origem da dor é a falta de conhecimentos e os desejos materiais. Portanto, para superar a dor deve-se antes livrar-se da dor e da ignorância. Para livrar-se da dor, o homem tem oito caminhos a percorrer: compreensão correta, pensamento correto, palavra, ação, modo de vida, esforço, atenção e meditação. De todos os caminhos apresentados, a meditação é considerado o mais importante para atingir o estado de nirvana.
A filosofia budista também define cinco comportamentos morais a seguir:
- não maltratar os seres vivos, pois eles são reencarnações do espírito,
- não roubar, ter uma conduta sexual respeitosa,
- não mentir,
- não caluniar ou difamar,
- evitar qualquer tipo de drogas ou estimulantes.
Seguindo estes preceitos básicos, o ser humano conseguirá evoluir e melhorará o carma de uma vida seguinte.
Com Milhares de seguidores pelo Mundo divididos em Vários países e Continentes , as estimativas do número de budistas no mundo variar significativamente, de acordo com várias fontes disponíveis ; 169'1 milhões entre e 230 milhões. Isso significa que o budismo é a principal religião da humanidade em número de seguidores.
A maioria dos budistas estão na Ásia. Butão por exemplo é um reino localizado no Himalaia vizinha Índia e Tibet . nota que o budismo no Butão é o lamaísmo , ou Budismo Tibetano ; No Camboja, uma monarquia constitucional na Indochina , onde o budismo é a maioria. Durante a ditadura de Pol Pot budismo foi severamente reprimida ;Na Mongólia o budista Lamaist é a religião de 94% da população ; No
Sri Lanka,e Tailândia O budismo também é a principal religião; Indochina do Laos e Vietnã ,República da Coreia do sul, Japão e na china ,O budismo é a maior religião organizada , apesar de ser um país oficialmente ateu,
No Ocidente, o budismo tem uma boa presença no Estados Unidos, com cerca de 6 milhões de seguidores, e na Europa , com 2 milhões
ESTATUAS DE BUDA PELO MUNDO
O Buda de Bamyan é uma estátua encravada em um penhasco, no vale de Bamyan, no Afeganistão central, a 230 quilômetros de Kabul. Tinha 55 m de altura e foi destruída pelo Taliban em 2001. Alguns países juntam, atualmente, esforços para a sua reconstrução.
Estátua de Buda, próximo à cidade de Lanshan, China. Possui 71 m de altura.
Uma das mais famosas dessas estátuas é a Daibutsu de Nara. Esta estátua, que ocupa o Templo Todaiji, foi originalmente construído em 749. Foi danificado em guerras durante o século XII, e reparado em 1692. A estátua de torres de cerca de 50 metros no ar. Japão.
Concluído em 2002, o Templo do Buda de Primavera é a estátua mais alta do mundo em 128 metros. Se incluir os 25 metros de pedestal soma um total de 153 metros.
A estátua e as suas instalações estão localizados dentro da Área Scenic Fodushan em Lushan County, província de Henan, na China