quinta-feira, 8 de março de 2018

A Religião na Cultura Indígena brasileira

Resultado de imagem para imagens religiosas povos indigenas
Resultado de imagem para imagens religiosas povos indigenasOs povos indígenas têm um sistema religioso bastante diversificado graças as diferentes etnias e povos. Contudo, existe um ponto em comum entre todas as manifestações religiosas dos índios, que é a essência da ligação com a natureza e com os elementos naturais.

Definir o sistema religioso dos indígenas é um grande desafio. Vários pesquisadores já estudaram o tema e não chegaram a uma resposta única sobre as manifestações religiosas destes povos. De uma maneira geral, as religiões indígenas são xamanistas e ritualistas.

Alguns povos de origem mongólica (mongóis siberianos) e fenícios têm algumas tradições religiosas peculiares. O sistema religioso destes indígenas têm características de animismo, totemismo e xamanismo. 

A crença maior dos índios é em um Ser Superior celeste, em espíritos e na natureza. A religião é uma forma de manifestação que influencia a vida dos homens e se mostra em totalidade por meio do Pajé ou do Xamã.

Tribos como Aruaque e Caraíba demonstram adoração por seres superiores específicos, mas a maioria dos povos indígenas não tem uma representação única de adoração.

Na região do Parque do Xingu, localizada no nordeste do Mato Grosso e no sul da Amazônia, os índios acreditam na existência de uma entidade criadora e na vida após a morte. Os indígenas também acreditam em poderes sobrenaturais e na sabedoria ancestral.


quarta-feira, 7 de março de 2018

Papa envia condolências as vitimas do Terremoto na Papua Nova Guiné

Resultado de imagem para Papa envia condolências por sismo na Papua Nova Guiné
O Papa Francisco enviou esta terça-feira um telegrama de condolências para a Papua Nova Guiné, manifestando a sua solidariedade com a população e lamentando os mortos do recente sismo que causou graves danos materiais e humanos naquele país.
“Foi com grande tristeza que Sua Santidade o Papa Francisco soube da trágica perda de vidas que se seguiu ao recente sismo na Papua Nova Guiné”, lê-se no telegrama, assinado pelo secretário de Estado da Santa Sé, o padre Pietro Parolin.
“Encomendando as almas das vítimas à misericórdia de Deus todo poderoso, envia as suas sentidas condolências às suas famílias e assegura todos os afectados por este desastre da sua proximidade em oração.”
O telegrama termina com a invocação de bênçãos divinas de força e consolação sobre todos os que estão de luto, bem como todos os que estão envolvidos nas operações de busca por sobreviventes.
O sismo de 7.5 atingiu as terras altas da Papua Nova Guiné na semana passada, no dia 26 de fevereiro. A dificuldade de comunicações e a inacessibilidade do terreno estão a dificultar as operações de busca e o apuramento do número de vítimas, que por enquanto está em 67 pessoas.
Fonte:http://rr.sapo.pt/noticia/107439/papa-envia-condolencias-por-sismo-na-papua-nova-guine