Carnaval.Como Surgiu?
A origem do Carnaval está relacionada com determinados rituais de fecundidade da terra, que eram organizados na passagem de ano e no início da Primavera.No entanto, com o aparecimento do Cristianismo o Carnaval perdeu um pouco do seu caráter simbólico e místico. Atualmente, o Carnaval perdeu a sua espontaneidade popular em quase todas as suas manifestações, passando a ser uma mera atracão turística.
Carnaval e a Igreja Católica .
O carnaval é celebrado 40 dias antes da Páscoa, desde o século XI. Este período é chamado pela Igreja Católica de Quaresma, que preserva quarenta dias de jejum, com abstinência de carne. Este período é caracterizado por muitas privações e por incentivar aqueles festejos carnavalescos onde a própria palavra carnaval indica os prazeres da carne.O carnaval ocorre durante os três dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. A terça-feira de carnaval é chamada popularmente de “Terça-feira gorda”.
O feriado de carnaval tambem se tornou um momento ideal para as pessoas se retirarem para retiros espirituais, já que contempla 5 dias e permite a pessoa ligar o STOP e fazer uma reavaliação, readequar seus propósitos perante a vida e a si mesmo.
Talvez essa busca por um retiro espiritual nesta época de carnaval se dê pelo exagero da coisificação que atingiu os carnavais atuais e a superficialidade na relações humanas neste período. Em minha análise, o problema não é o carnaval em si, mas o estrapolamento superficial das relações baseado na quantidade: Quem beijou mais? Quem bebeu mais? Quem foi mais louco? Quem dormiu menos?
E todo esse exagero leva muitas pessoas a buscar a simplicidade novamente, a profundidade em si mesmo e nas relações com os outros, a qualidade é a busca, em oposição a quantidade. E é neste aspecto que os retiros espirituais vem a calhar para as pessoas que buscam algo diferente nesta época do Carnaval.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe, deixe seu comentário.