Religião Evangelica
Foi Criada Por MARTINHO LUTERO
por Meio Da Reforma PROTESTANTE !
A Reforma Protestante foi um movimento que começou no século XVI com uma série de tentativas de reformar a Igreja Católica Romana, e que culminou com a divisão e o estabelecimento de várias igrejas cristãs, das quais se destacam o Luteranismo (de Martinho Lutero), as igrejas reformadas e os Anabaptistas. A Reforma Protestante tem um intuito moralizador, colocando em plano de destaque a moral do indivíduo (conhecedor agora dos textos religiosos, após séculos em que estes eram o domínio privilegiado dos membros da hierarquia eclesiástica). O biógrafo de João Calvino, o francês Bernard Cottret, escreve: "Com o Concílio de Trento (1545-1563)... trata-se da racionalização e reforma da vida do clero. A Reforma Protestante é para ser entendida num sentido mais extenso: ela denomina a exortação ao regresso aos valores cristãos de cada indivíduo". A Igreja havia criado um meio de salvação no qual para ser salvo, o homem deveria passar por uma série de passos e rituais nos quais, além de Jesus, havia a intercessão de santos e a necessidade de penitências. A Reforma redescobriu o papel de o próprio indivíduo poder se achegar a Deus, e obter o perdão e a sua salvação.
A Reforma Protestante foi um movimento que começou no século XVI com uma série de tentativas de reformar a Igreja Católica Romana, e que culminou com a divisão e o estabelecimento de várias igrejas cristãs, das quais se destacam o Luteranismo (de Martinho Lutero), as igrejas reformadas e os Anabaptistas. A Reforma Protestante tem um intuito moralizador, colocando em plano de destaque a moral do indivíduo (conhecedor agora dos textos religiosos, após séculos em que estes eram o domínio privilegiado dos membros da hierarquia eclesiástica). O biógrafo de João Calvino, o francês Bernard Cottret, escreve: "Com o Concílio de Trento (1545-1563)... trata-se da racionalização e reforma da vida do clero. A Reforma Protestante é para ser entendida num sentido mais extenso: ela denomina a exortação ao regresso aos valores cristãos de cada indivíduo". A Igreja havia criado um meio de salvação no qual para ser salvo, o homem deveria passar por uma série de passos e rituais nos quais, além de Jesus, havia a intercessão de santos e a necessidade de penitências. A Reforma redescobriu o papel de o próprio indivíduo poder se achegar a Deus, e obter o perdão e a sua salvação.
Curiosidades
1- Relacionado com a Trindade.
1- Relacionado com a Trindade.
Cremos na
existência de um único Deus eterno, pessoal, eternamente existente em três
pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Cremos em Deus Pai, nunca visto
por homem algum, que é Espírito, e, portanto, desprovido de corpo físico, mas
que foi revelado em carne por seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Cremos em
todos os Seus atributos divinos conforme estão expressos na Bíblia Sagrada.
Cremos no Senhor Jesus Cristo, como Filho de Deus, igual no Pai e no Espírito
Santo. em divindade e atributos. Cremos no seu nascimento virginal, na sua
perfeita humanidade, na sua vida imaculada, nos Seus milagres, na Sua morte
vicária e expiatória, na sua ressurreição corpórea, na sua ascensão ao céu, na
sua actual intercessão e mediação. Cremos na Sua segunda Vinda em duas fases
distintas: a primeira, para arrebatar a Igreja, antes da grande Tribulação,
ressuscitando os crentes fiéis e transformando os crentes vivos, arrebatando-os
para o Céu. A segunda, para estabelecer o Seu Reino Milenar. Cremos no Espírito
Santo. Cremos na Sua personalidade, divindade e actividade, que opera a
conversão e regeneração do pecador. Igual ao Pai e ao Filho em divindade e
atributos.
2- Relacionado com as Sagradas
Escrituras.
Cremos na inspiração verbal da
Bíblia, infalível e depositária da verdade e revelação divina. Cremos na sua
suprema autoridade como única e suficiente regra de fé e prática. Cremos na sua
e perfeição em tudo o que declara. Cremos na Bíblia como um todo harmónico, com
os seus grandes princípios imutáveis. Sentimo-nos obrigados por tudo o que a
Bíblia diz, e não por aquilo que ela omite. Seguimos o que está expressamente
revelado, e não o subentendido ou acrescentado ao seu texto. Como ministros da
Palavra ensinamos toda a Escritura interpretando-a correctamente de acordo com
a hermenêutica bíblica.
3- Omissões à presente
declaração.
Esta declaração tem apoio em textos expressos na
Bíblia Sagrada, e tudo o que foi omitido remetemos para os princípios e
preceitos claramente expressos na Escritura
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